🚨 Zambelli segue presa na Itália e tem nome incluído na lista vermelha da Interpol — veja a ficha completa! 🌍👮♀️
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) continua presa em Roma, e agora seu caso ganhou repercussão internacional: o nome da parlamentar foi incluído oficialmente no Alerta Vermelho da Interpol, a lista dos criminosos mais procurados do mundo.


🚨 Zambelli segue presa em penitenciária de Roma e já aparece na lista vermelha da Interpol! 🌍👮♀️
A deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP) permanece detida na Penitenciária de Rebibbia, nos arredores de Roma, após ter sido capturada pelas autoridades italianas na última terça-feira (29).
Agora, o caso ganhou repercussão global: Zambelli foi oficialmente incluída no Alerta Vermelho da Interpol, uma lista que reúne os criminosos mais procurados do mundo por crimes graves.
📸 A imagem da parlamentar já aparece no sistema internacional de buscas, anexada ao processo.
🛑 Fuga internacional, prisão e alerta global
Zambelli era considerada foragida da Justiça brasileira após ser condenada pelo STF a 10 anos de prisão, acusada de envolvimento na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Desde maio, ela estava fora do país, e foi localizada na Itália — onde possui cidadania italiana.
🔍 E agora?
A Justiça da Itália deve decidir nos próximos dias se aceita o pedido de extradição feito pelo governo brasileiro.
Enquanto isso, Zambelli permanece isolada na unidade prisional, classificada agora como fugitiva internacional sob alerta máximo da Interpol.
A situação da deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP) se complica ainda mais. Após ser presa em Roma, a parlamentar foi oficialmente incluída no Alerta Vermelho da Interpol, e seus dados já constam em um documento oficial enviado pelo Ministério da Justiça ao STF, comunicando a prisão.
📄 O arquivo já integra o processo que trata da execução da pena de 10 anos de prisão, determinada pelo Supremo Tribunal Federal, e foi inserido no sistema eletrônico do STF.
⚖️ Justiça italiana mantém prisão preventiva
Na sexta-feira (1º), a Justiça da Itália decidiu manter Zambelli presa após audiência de custódia realizada pela Quarta Seção do Tribunal de Roma. Com isso, ela aguardará detida enquanto o pedido de extradição feito pelo Brasil é analisado.
📍 Segundo as autoridades, Zambelli foi encontrada em um apartamento em Roma, após passar pela Argentina e pelos Estados Unidos.
🔍 Ficha da Interpol já está ativa
A ficha da parlamentar na Interpol exibe:
Nome completo
Idade
Nacionalidade
Status: procurada internacionalmente
O alerta vermelho permite que qualquer país membro da Interpol possa localizar e prender a investigada, com base na decisão do STF.
🕑 Processo de extradição pode demorar até 2 anos
O caminho da extradição será longo:
Passará pela Corte de Apelação de Roma e, depois, pela Corte de Cassação;
A decisão final caberá ao Ministro da Justiça da Itália, em caráter político e soberano.
💬 O embaixador do Brasil na Itália, Renato Mosca, afirmou:
“Confiamos plenamente na Justiça italiana.”
🧼 Curiosidade no momento da prisão
De acordo com a defesa, Zambelli não resistiu à prisão. Ela estava pintando e lavando o cabelo quando os policiais chegaram. Foi conduzida à delegacia com seus pertences pessoais e medicamentos.
🏛️ Câmara pode votar cassação em agosto
Com o avanço do caso, a Câmara dos Deputados poderá deliberar sobre a perda do mandato de Zambelli a partir de agosto, com base na condenação transitada em julgado pelo STF.